Sobre nós

Somos um grupo de alfabetizadores do PAIC+ Ibicuitinga, utilizando a tecnologia na alfabetização dos alunos das escolas municipais de Ibicuitinga.

História do Projecto

 

Paulo Fereire defendia que:
 
A leitura de mundo do educando é o ponto que antecede ao seu processo de construção da escrita da palavra;
O diálogo é o processo chave da construção do conhecimento da língua;
Observar a realidade, eleger palavras geradoras (sentido) para formação de outras.
 
Para Emília Ferreiro, o educando:
 
Aprende muito mais se for ativo, transformador e sujeito da própria aprendizagem;
Compreende o sentido das palavras através das experiências emocionais e mentais próprias do seu viver;
As experiências mentais e emocionais próprias são aquelas que mais facilitam o nascimento das palavras escritas, gênese;
Aprendemos a ler, lendo; a escrever, escrevendo.
 
Para Magda Soares:
É um processo de representação de fonemas em grafemas, e vice-versa, mas é também um processo de compreensão/expressao de significados por meio do código escrito.
 
PARA SE APROPRIAR DO NOSSO SISTEMA DE ESCRITA É NECESSÁRIO RESPOSTA A DUAS QUESTÕES:
O que a escrita nota?
Como percebe a escrita?
 
 
ALFABETIZAÇÃO TRADICIONAL                                                                                          
   
Prática repetitiva para aquisição e domínio do código;
Capacidade individual, competitiva;
Homogênea, segundo uma instituição dominante;
Texto escolar;
Análise da língua: sons, sílabas e palavras como unidade privilegiada;
Ler e escrever para aprender a ler a escrever.
 ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO 
Práticas discursivas de uso da escrita em situações comunicativas, culturalmente determinadas;
Coletiva, cada um segundo sua capacidade, divisão do trabalho;
Diversificada, segundo instituições, identidade dos participantes;
Texto como unidade de sentido;
Discursos do cotidiano, comercial, literário, científico, jornalístico, etc.
Ler e escrever como prática social.
Assim as tecnologias vem para dinamizar o processo alfabetizador na perspectiva do letramento.
 

Nossos utilizadores

O Projeto Luz do Saber Infantil é mais uma ferramenta para a aprendizagem dinâmica da leitura e da escrita através das tecnologias. No nosso caso o computador e a internet. Além de promover a inclusão digital o referido projeto contribuirá para o uso educativo dessas ferramentas.